Muffins de Mirtilo
Já dizia o ditado “Se a vida te dá limões, faz limonada!”… Mas o que fazer quando te dá mirtilos?…
Muffins de Mirtilos logicamente!!
O meu tio tem uma plantação de mirtilos que este ano vieram em força, não fossem eles provenientes da capital do Mirtilo, a minha adorada Sever do Vouga.
Conhecido como o rei dos antioxidantes e o fruto da juventude, o mirtilo está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de outros vegetais.
Sabia que?
Previnem doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro (nomeadamente o cancro do cólon), atenuam processos relacionados com o envelhecimento (como cataratas e doença de Alzheimer) e outras alterações do sistema nervoso (excelente antídoto para a depressão);
Aliviam sintomas de infecções urinárias e renais, impedindo a fixação e o desenvolvimento da E. Coli, bactéria preferencialmente causadora de infecções no tracto urinário;Ajudam a combater a deteriorização da memória de curto prazo;
Protegem contra a degeneração relacionada com o envelhecimento das vistas, melhorando a visão nocturna e reduzindo a vista cansada devido às concentrações muito elevadas de antocianinas que possuem, sendo excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos;
Reduzem inflamações do aparelho digestivo e regula o trânsito intestinal devido à sua riqueza em fibras e propriedades anti-sépticasProtegem a pele dos radicais livres, ajuda a fixar a vitamina A e aceleram a cicatrização.

São claramente umas bolinhas milagrosas mas como tudo o que é em excesso faz mal, esta bolinha não deve ser consumida por um período continuado superior a 3 meses, por isso não exagerem ok?
Para usar estas pérolas, teria que adaptar a algo que a bombinha pudesse comer e em BLW, pelo que a ideia dos Muffins foi logo a que me veio à cabeça. Esta receita foi inspirada na minha querida Nigella mas na verdade a receita dela era cheia de coisas que não podíamos comer, logo foi basicamente toda reformulada.
Foi a primeira vez da minion com bolos, aliás foi na realidade o primeiro bolo dela. E acho que foi muito bem aceite esta iguaria da culinária.
A receita para além de bastante rápida, foi super fácil de fazer e o sabor estava ÓPTIMO, apesar de não ter açúcar. Posso dizer com toda a certeza que superaram o que eu imaginei.
Ela adorou. Como a receita dá para bastantes, deu para toda a família comer e ainda sobrou.
Acho que ficaram aprovados estes muffins para o futuro!
Faz a receita e partilha as tuas sugestões com #easytoliveblog. Segue o nosso Instagram ou Facebook e não percas pitada das novidades.
Podes sempre partilhar com amigos as tuas ideias favoritas e seres surpreendido ou surpreender um dia destes! Aproveitem a inspiração.
Easy to Make, Easy to Eat! 🙂
Muffins de Mirtilo
Ideal para miudos e graúdos. Fácil e rápido e cheio de sabor
Cozinha Vegan
Tempo Preparação 30 min
Tempo Cozedura 15-20 min
Doses 6 porções
INGREDIENTES
2 Chávenas mistura farinha sem gluten
2 colheres de sopa fermento
3 colheres de sopa coco ralado
2 ovos linhaça* ( ou outro à vossa escolha)
6 tâmaras sem caroço ( podem trocar por 1 banana madura)
3/4 chávena leite vegetal
2 colheres de sopa óleo decoco
1 chávena mirtilos Caso sejam congelados devem ser preparados
INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO
1. Misturar os ingredientes secos e reservar.
2. Misturar os ingredientes liquidos aos secos e juntar os mirtilos congelados ( previamente tratados)
3. Colocar em forminhas e no forno a 180 graus por cerca de 20 min. Retirar quando estiverem douradinhos.
RECIPE NOTES
Dica: como os mirtilos são aguados, e os meus estavam congelados, optei por descongela-los primeiro e depois “ seca-los”. Coloquei-os num tabuleiro com papel absorvente e envolvi em farinha. Tapei com absorvente e passei com o rolo da massa para “ sair” a agua. Deixei-os ficar a secar enquanto preparava as misturas secas e liquidas.
*Os ovos de linhaça usam-se como substituto do ovo e basta colocar sementes de linhaça moídas na hora (1 colher de sopa) para 3 colheres de sopa de água. Deixar repousar uns 10 min e colocar na mistura a goma que fica após o repouso.