Vegan Burguer [Confissões de uma cozinheira amadora]

Atualizado: 13 de nov. de 2018

Posso dizer que sempre estive super curiosa acerca dos vegan burguer e decidi por a mão à obra para experimentar, pela primeira vez, fazer em casa esta delícia (ou experimentar de todo já que nunca tinha comido!).


Na realidade tenho que vos confessar uma coisa: sou péssima para seguir receitas.


Neta de uma avó Angolana e outra Alentejana, em minha casa a família sempre girou em torno da comida e esta sempre foi bem carregada de temperos e de amor. Sempre vi as minhas avós a cozinhar e adorava simplesmente ficar com elas na cozinha. Desde cedo que essa paixão era também transportada para casa onde a minha mãe era ( e ainda é!) também uma excelente cozinheira.


Por isso é fácil perceber de onde vem toda esta paixão ainda que meia “desengonçada”.


Gostava de me perder, sentada na nossa “biblioteca” ( um armário cheio de livros na sala) a ver os livros de cozinha da Selecções Reader’s Digest da minha mãe. Fiz também o meu livro onde eu anotava receitas “familiares” que mais gostava e volta e meia lá ia eu repeti-las.


Mas contam-se pelos dedos das mãos as receitas que alguma vez na vida segui do inicio ao fim, sem inventar medidas ou adicionar/retirar ingredientes.


Adoro livros de cozinha, adoro inspirar-me em receitas, adoro cozinhar. Mas à minha maneira.

Gosto de fazer misturas, de fazer asneiras, de queimar tudo ou de fazer pratos deliciosos que surgem “porque me enganei”.  Não gosto de medidas, de gramas, de pesos. Gosto de fazer a olho, rectificar temperos, provar os sabores com todos os meus sentidos.


Gosto de fazer sem ser obrigada, gosto de inventar dentro do que são as minhas preferências, gosto de experimentar.

E confesso que ter que escrever uma receita para a poder partilhar com outras pessoas nao é fácil para mim e exige-me mais disciplina do que aquela a que me proponho sempre que vou para a cozinha.

Comida simples, fácil de fazer e cheia de sabor é o meu lema. E para mim simples é basicamente ” como eu quiser”!


Inspirada e decidida a ir fazer um hamburguer vegan não demorei a perceber que não tinha a maior parte dos ingredientes da receita que estava a ver e teria que me adaptar. E assim foi.

Para primeira experiência ficou maravilhoso de sabor e textura o que me deixou muito contente e sem dúvida que irei experimentar mais vezes! Não dá para inventar a roda pois ela já existe e existem milhares de pessoas neste mundo das receitas mas é sempre bom quando o que experimentamos a nossa conta e risco sai bem! 🙂


Este será certamente a nossa primeira experiência mas irão surgir mais e espero que igualmente saborosos!

Usei aqui dois ingredientes que a meu ver elevam o poder nutricional deste prato. São eles a levedura nutricional e a quinoa.


Porquê estes dois?

Já sabemos que numa dieta isenta de produtos animais poderá estar em falta a vitamina B12 que é produzida por bactérias e que não se encontram nas plantas, não existindo fontes vegetais ou naturais desta vitamina.

Para compensar tento usar vária levedura nutricional que muitas vezes substitui o sal e também dá um toque de “queijo parmesão” aos pratos maravilhoso.


Benefícios da Levedura Nutricional

Fortalece o sistema imunológico e previne a anemia pois é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B;Contribui para a saúde da pele, cabelo e músculos, pois é rica em proteínas;Melhora o funcionamento do intestino, pois é rica em fibras.


Benefícios da Quinoa

Para além desta ” muleta” nutricional decidi incorporar também quinoa pelas suas mais que famosas propriedades.

Naturalmente sem glúten  contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras.Alimento vegetal considerado uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais sendo que comparativamente com outros grãos é a que apresenta a quantidade de proteína mais elevada.Contém uma dose saudável de ácidos graxos. Cerca de 25% de ácidos graxos são gordura monoinsaturada saudável para o coração, e cerca de 8% é ácido alfa-linolênico (ALA)

Acompanhamos com queijo vegan cheddar, salada e chips de batata. Para a próxima existirá cebola caramelizada e cogumelos que também devem ficar maravilhosos aqui.


Aproveitem a inspiração e rumem à cozinha!

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Easy to make, easy to eat!:)

Crédit Header foto: Feasting at home


Vegan Burguer

Uma primeira experiência que correu super bem. Saboroso e com uma textura óptima convence os mais cépticos, incluindo os carnívoros. Um prato que iremos fazer várias vezes!


Refeição: Main Dish

Tempo Preparação 15 min

Tempo Cozedura 15 min

Tempo passivo 40 min

Doses 6 Hamburguers


INGREDIENTES


INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO 1. Reduzir os flocos de aveia a farinha.


2. Juntar o feijão e as restantes farinhas até obter uma mistura homogénea. Temperar a gosto e voltar a envolver. Acrescentar a agua e misturar até ficar uma massa pegajosa e homogénea. A massa tem que estar um pouco pegajosa e húmida mas não muito. Se estiver muito ou muito liquida, acrescentar mais de alguma das farrinhas (aveia ou arroz) até atingir o ponto.


3. Colocar na frigideira a cebola, alho e pimentos triturados para refogar. Quando estiver translúcido colocar o puré de feijão e deixar cozinhar 5 minutos. Rectificar temperos se necessário.


4. Retirar do lume e deixar arrefecer na totalidade para que se possam formar depois os hamburguers. Poderá colocar no frigorífico para acelerar o processo.


5. Depois de fria, fazer bolinhas com as mãos e achata-las. Colocar um pouco de óleo de coco numa frigideira e selar o hamburguer de um lado e de outro.


6. Colocar em papel vegetal num tabuleiro para ir ao forno cerca de 15 min a 180ºC. O importante é que não fiquem demasiado tempo para não secar.


7. Retirar do forno e usarem como bem entenderem para comer! 🙂 Aqui pusemos queijo cheddar vegan e usamos chips de batata (não havia batata doce).

Deliciosooo!!!


RECIPE NOTES


Não especifico as medidas dos temperos pois julgo que isso é ao gosto de cada um. Aqui em casa gostamos de sabores muito mais puxados, logo cada pessoa deverá provar e sentir se está confortável com o sabor ou se precisa de rectificar algum dos sabores ao seu gosto.

Caso queiram congelar os hamburguers deverão fazê-lo depois de os achatarem, sem levar ao lume na frigideira para selar.

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